Manter-se relevante profissionalmente – em qualquer área – não é fácil, mas não há dúvidas que a internet possibilitou que a sociedade conseguisse fazer isso de forma mais fácil, como por exemplo o marketing digital para médicos.
Compreender a dinâmica do mundo atual, bem como suas ferramentas e o hábito das pessoas é imprescindível para conseguir atrair novos clientes e isso também vale para profissionais da saúde e suas clínicas.
Deste modo, diante da evolução da internet e dos novos hábitos de vida dos pacientes, é importante que as clínicas médicas entendam o que é o marketing para consultório, para conseguir utilizá-la de forma estratégica, por isso, neste texto vamos abordar tudo sobre o assunto.
Para que serve o marketing digital para médicos?
Antes de te ensinar como fazer para que a sua clínica médica passe a usar o marketing para consultório, é importante definirmos o que é o marketing digital para médicos.
Pois bem, em resumo, o marketing para profissionais da saúde tem como proposito utilizar estratégias e ações de publicidade para conquistar novos clientes e manter tanto o médico quanto a clínica relevantes no mundo da saúde para seus pacientes.
Essas estratégias e ações utilizam o marketing digital de forma muito específica, voltada especialmente para a área da saúde, respeitando todas as regras estabelecidas pelo Código de Ética Médica e pelo Conselho Federal de Medicina.
Como usar o marketing para consultório em sua clínica
A qualificação dos médicos de um consultório sem dúvidas é muito importante para o seu sucesso e relevância na área, contudo, de nada adianta ter profissionais extremamente qualificados se os pacientes não têm acesso a essas informações.
Deste modo, o marketing para consultório é essencial para divulgar a clínica, bem como o extenso currículo dos médicos que fazem parte dela. Sendo assim, aprenda algumas formas de usá-lo.
1. Site profissional da clínica
O primeiro meio utilizado para posicionar a sua clínica no mundo virtual é através de um site profissional do seu consultório. Essa medida é o passo inicial para que os usuários da internet tenham acesso a todas as informações sobre ela.
Portanto, crie um site profissional para sua clínica de forma completa, colocando nele as informações de todos os médicos que realizam trabalho nela, quais são suas qualificações e especializadas, onde se formam, no que atuam e muito mais.
Quando uma pessoa realiza uma pesquisa na internet em busca de consultórios, elas querem encontrar todas as informações sobre o local e seus profissionais, para verificar se o consultório atende a suas necessidades, sendo um dos primeiros contatos que o paciente pode ter com a sua clínica.
2. Crie e interaja nas redes sociais
Outra forma de manter sua clínica presente na internet através do marketing digital para médicos é por meio da criação de redes sociais para o seu consultório para interagir com os usuários.
Tanto no site da clínica quanto nas próprias redes sociais é interessante criar conteúdo de caráter educacional sobre as áreas que ela atua, bem como procedimentos realizados por ela, bem como responder dúvidas e interagir com os usuários.
Nesse caso, é importante lembrar que o conteúdo utilizado de marketing para consultório e para médicos deve respeitar o Código de Ética Médica e o CFM, mas não se preocupe, vamos te dar dicas do que não fazer no final do texto.
3. Crie cadastro da clínica no Google Meu Negócio
Quantas vezes você já procurou por um serviço em um site de buscas e se deparou com informações de uma empresa no canto superior direito da tela, contendo informações de endereço, telefone, horários de funcionamento, fotos e até comentários de outras pessoas sobre esse negócio?
Essas informações completas encontradas na internet só são possíveis por conta de uma ferramenta chamada Google Meu Negócio que pode ser criada por empresas que querem ser localizadas pelos usuários.
Sendo assim, um cadastro da clínica no Google Meu Negócio é outra excelente forma de marketing digital para médicos e consultórios.
4. Use tráfego pago ou orgânico em seu site e redes sociais
Nos subtópicos acima demonstrando que para um bom marketing para profissionais da saúde, bem uma ótima presença na internet o seu consultório deve investir em redes sociais, site profissional, Google Meu Negócio.
Para potencializar os métodos citados acima, no marketing para consultório é possível realizar o tráfego pago ou orgânico para conseguir que mais alcance de terceiros, ocasionando assim mais resultado de visualizações neles, gerando uma maior relevância da clínica junto aos internautas.
Para conseguir um maior resultado de acesso ou visualização de conteúdo da sua clínica, você pode optar por:
- Tráfego pago, você efetua pagamento para certas ferramentas de divulgação para gerar um maior alcance do site, rede social ou até mesmo postagens, como Google Ads, Instagram Ads, Facebook Ads e muitas outras;
- Tráfego orgânico, que é gratuito, mas você utiliza técnicas como SEO para gerar maiores resultados de forma natural, mas ainda deixando o conteúdo em evidência na pesquisa de busca
O que evitar no marketing para profissionais da saúde
É possível conseguir atrair novos clientes de forma natural, através de conteúdos educacionais que não violem as regras de publicidade interposta pelo Conselho Federal de Medicina.
Sendo assim, confira algumas dicas do que não fazer no seu marketing para consultório:
- Não mostrar fotos de pacientes;
- Não consultar pacientes ou prescrever remédios o procedimentos por redes sociais;
- Não se envolver com propaganda enganosa;
- Não divulgar especialidade que não possui;
- Não promover preços ou aparelhos com foco novos pacientes;
Essas são algumas proibições, mas é sempre bom consultar o Conselho Federal de Medicina.
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