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Design para comunicação corporativa: porque você deve investir

O design para comunicação corporativa é a maneira pela qual seu público identifica sua marca, seus diferenciais e o seu posicionamento de mercado

 

Muitos empreendedores ainda têm resistência e dificuldade em perceber a real importância do design para comunicação corporativa

E por conta desta falta de sensibilidade acabam deixando de lado uma parte fundamental para sua empresa.

Afinal, os seus clientes enxergam o que você comunica visualmente, textualmente, verbalmente, e etc.

Insistir nesta resistência pode custar muito caro.  Quando o empresário deixa de investir em um bom design, ele abre mão de ter uma das principais ferramentas para a divulgação e fortalecimento de uma marca, o que pode acabar atrasando ou até impedindo o crescimento de seu negócio.

Não adianta investir, tempo e dinheiro com aluguel de um espaço, com a compra de equipamentos, contratação dos melhores profissionais para formar uma equipe qualificada, se ninguém souber que a sua empresa existe.

E também não adianta ter uma linda identidade visual e causar inveja aos seus concorrentes e o seu produto ou serviço não for bom. Ou seja, é preciso coerência entre o que você comunica e a realidade de sua empresa.

O que é design? E como vai te ajudar

Podemos entender que o design é uma atividade, estratégia, técnica e criativa que tem como objetivo de representar visualmente uma mensagem, levando em consideração a estética, e a sua possiblidade reprodução em série.

O design para comunicação corporativa é a maneira pela qual o público pode identificar a sua marca e seus diferenciais e o seu posicionamento de mercado.

Assim, quando for criar seu logo, escolher as cores, os tipos de letras que vai empregar, as formas e os grafismo que vão compor a sua identidade visual, atente para os objetivos que deseja alcançar.

É importante que todos estes elementos de design correspondam aos valores que quer transmitir ao seu cliente.

 

Como criar um design para a comunicação corporativa de sua empresa?

Para começar, você deve ter o seu planejamento estratégico bem claro. Com a visão, a missão e valores da sua empresa internalizados.

Consequentemente, esses parâmetros irão transbordar para o design corporativo. Assim, a sua mensagem será trabalhada com coerência, transparência e objetividade.

Rotineiramente, você deve trabalhar alguns elementos e definir as melhores formas de refletir seu posicionamento da sua marca, o branding, em cada um deles:

Logotipo

É o símbolo de sua empresa. É como você será identificado e reconhecido no mercado de imediato.  Ele representa o posicionamento de sua marca em seus corações e mentes. Funciona como um selo, toda a vez que a pessoa ver a sua marca ela vai lembrar de sua empresa, dos seus serviços, das sensações que ela sentiu ao consumir o seu produto, o que ela representa.

Paleta de cores

As cores representam a essência de sua empresa. Hoje já está comprovado que as cores transmitem sensações e informações importantes. Já existem muitos estudos sobre a psicologia das cores e como elas interagem entre si. As cores vão acompanhar a sua marca em todo o tipo de comunicação, tanto a interna, como a externa. Por isso, estude o seu cliente, o seu produto, e veja quais cores se relacionam e comunicam de forma coerente o que você está oferecendo.

Tipografia

Além das cores, as fontes também são muito importantes para mensagem que será passada ao seu público. Para o design corporativo, é importante que ela seja clara e funcione bem em todo tipo de impressão para gerar a fácil compreensão de quem estiver lendo.  As diferentes fontes de letras passam diferentes mensagens. Por exemplo: letras mais grossas transmitem solidez; as mais finas passam a ideia de cuidado e tecnologia; tipos itálicos (inclinados) costuma ser usados para indicar movimento e velocidade.

Linguagem

Já percebeu como Coca-Cola, o McDonalds, a Apple e outras marcas se relacionam com o seu público? Se olhar com atenção perceberá que cada uma adota uma mensagem e tons específicos.

Você deve fazer o mesmo com a sua empresa, visando gerar uma identificação cada vez mais profunda em o público.

Como começar a construir o design corporativo

O design para comunicação corporativa é um dos pilares da sua empresa. Ele deve estar presente em todos os canais de comunicação.

Ele representa a verdearia personalidade do seu negócio. É quando a sua empresa toma forma e consegue ser representada. Ele funciona como um símbolo que proporciona que seus clientes e potenciais clientes se relacione com a sua marca.

Por isso, é importante começar a trabalhar o design corporativo internamente, apresentando aos colaboradores tudo aquilo que você deseja transmitir em sua empresa.

Quando esses valores já estiverem intrínsecos no dia a dia deles, a exteriorização será natural. Logo, os parceiros, fornecedores, a concorrência e, claro, os consumidores perceberam isso.

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