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Como criar uma comunicação efetiva com o Mercado B2B

BLOG DA COLLAB

Como Criar Uma Comunicação Efetiva Com O Mercado B2B

Comunicação e Marketing B2B

Existem formas de negócios diferentes a depender do seu público-alvo. Dentre essas formas, existe o mercado B2B. Saber se o seu negócio se enquadra nessa categoria é muito importante para traçar as melhores estratégias.

Considerando um mercado extremamente competitivo, realizar ações assertivas é essencial para conseguir se destacar. Dentre essas ações, podemos dizer que a comunicação e o marketing são imprescindíveis. 

Entende melhor o que é um mercado B2B, qual é a importância do marketing e algumas dicas de como conseguir se destacar no mercado. 

Marketing e comunicação B2B

O que é Mercado B2B

O mercado B2B é uma sigla para business to business, ou seja, “negócios para negócios”. Isso se refere às organizações que fazem negócios com outras organizações. 

Ou seja, as transações não envolvem o consumidor final. Supondo que você tenha uma empresa de peças automotivas e quem as compra é uma fábrica de montagem de carros.

Isso é um negócio B2B, pois o consumidor final é aquela pessoa que irá comprar o carro.

Essa particularidade faz com que todas as estratégias sejam tomadas de forma diferente. Quando lidamos com empresas é interessante ter uma postura diferente de quando lidamos diretamente com os consumidores.

E isso envolve muitas coisas, como marketing, abordagens de negócios, valores, estratégias de vendas e assim por diante. 

Aqui nós iremos falar com o foco no marketing, que é algo que muitas empresas do mercado B2B acabam negligenciando (e pagam caro por isso!).

Importância do marketing no mercado B2B

Fica muito claro que uma empresa/loja precisa investir em marketing para atrair clientes, porém, quando estamos falando de negociações entre empresas, isso também é extremamente necessário.

Sabemos que o concorrente está presente em qualquer nicho. Com a internet, os níveis de concorrência ficaram ainda maiores, pois é possível encontrar diversos fornecedores online.

Além disso, também é possível comparar preços e outros diferenciais. Isso faz com que as empresas precisem ter um custo x benefício elevado para que, de fato, consiga fechar negócios.

Ou seja, enfrente os mesmos problemas de um negócio que vende diretamente para o consumidor final.

Sendo assim, o mercado B2B também precisa de ferramentas para se destacar no mercado. É claro que a qualidade e o preço do produto são essenciais, mas também há toda aquela questão de comunicação.

Já ouviu o ditado “quem não é visto não é lembrado”? Pois bem, as empresas precisam ter isso em mente.

É necessário investir em técnicas de marketing eficazes para que as negociações entre outras empresas ocorram. 

Como dito anteriormente, cada negócio possui as suas particularidades e cada campanha de marketing precisa levar isso em consideração. 

Marketing e comunicação B2B

Como fazer marketing para B2B

Sabendo o que é o mercado B2B e a importância de investir em comunicação/marketing, confira algumas estratégias focadas nesse modelo de negócios. 

Redes Sociais

É importante investir em redes sociais porque elas se tornaram uma forma de comércio. 

Porém, no caso do mercado B2B, os perfis nas redes são mais importantes para gerar uma credibilidade no mercado do que, de fato, para fazer conexões. 

É interessante que seja um perfil bem profissional (no sentido de artes, design, linguagem) e que tenha postagens periódicas. 

Sites

As redes sociais são muito importantes, mas nesse modelo de negócio os sites têm papel mais essencial.

É muito importante que o seu site seja profissional e que traga uma mensagem clara daquilo com que você trabalha. 

Os potenciais clientes devem acessar o seu site e conseguir ao menos as informações básicas para entender se você tem ou não aquilo que eles necessitam. 

Marketing de conteúdo

Dentro do seu site você pode ter um blog para trazer mais coisas sobre os produtos ou serviços oferecidos.

Além disso, você também pode utilizar esses artigos para promover o que chamamos de tráfego orgânico. Isso dará maior visibilidade para o seu negócio.

Identidade visual

Quando estamos falando de mercado B2B é essencial que a sua empresa tenha uma identidade visual bem definida. 

Identidade visual é uma espécie de personalidade da sua marca, que também inclui sua estética. Ou seja, é importante definir paleta de cores, slogan, tipos de artes e animações, enfim, tudo o que remete ao visual e comunicação.

Eventos

Com toda a certeza os eventos são preciosos quando falamos em marketing e comunicação no mercado B2B

Em eventos de empresa é possível fazer o famoso networking, além de demonstrações do seu produto ou serviço. Sempre tente uma posição de destaque nesses eventos, com um stand, palestras ou até mesmo sendo patrocinador. 

Marketing e comunicação B2B

Prospecção ativa

Em muitos casos a prospecção ativa é uma estratégia fundamental. Ou seja, você mesmo busca por possíveis clientes para entrar em contato. 

Para isso é necessário ter uma comunicação muito efetiva, trabalhar com técnicas de vendas e gatilhos mentais. Apenas dessa forma conseguirá atrair a atenção de alguém que possivelmente nunca ouviu falar do seu negócio.

E, claro, é muito importante que exista um site, rede social ou qualquer outro conteúdo que esses possíveis clientes possam acessar por conta própria.

Conte com a ajuda de uma agência de marketing 

Para ter uma comunicação efetiva com clientes em potencial a recomendação é apostar em uma agência de marketing. 

Isso porque as estratégias de marketing são complexas e envolvem muitas ferramentas (incluindo criação de sites, redes sociais, identidade visual e coisas do gênero).

Trabalhar em conjunto com profissionais lhe dará a oportunidade de trazer o melhor conteúdo para o seu público-alvo. É uma forma de atrair e fidelizar clientes.

As empresas do mercado B2B que não investem em marketing, principalmente o marketing digital, acabam ficando obsoletas no mercado em pouco tempo, mesmo que elas já sejam consagradas. 

Com o devido suporte é possível aumentar o número de clientes por ações de ótimo custo x benefício.

Se você quer saber na prática quais são as ações de marketing/comunicação que você pode fazer para a sua empresa do mercado B2B, acesse o site da melhor agência de marketing digital em Catanduva.

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