A criação de vídeos nunca teve tanta importância no cenário comercial. As empresas que desejam se destacar no mercado precisam investir em criações audiovisuais para ultrapassar os seus concorrentes.
Porém, isso não é nada fácil. Além de ser uma criação muito mais complexa do que um imagem, entreter o usuário até o final da edição é um grande desafio. Porém, quando você consegue, muitas mensagens podem ser transmitidas.
Neste artigo você vai entender qual é a importância da criação desse conteúdo para o crescimento de sua empresa. Se o seu negócio não investe muito em marketing digital, pode ter certeza que você ficará obsoleto no mercado.
A importância da criação de vídeos
Primeiramente, qual é a importância da criação de vídeos para a sua empresa? O conteúdo em vídeo tem por objetivo transmitir uma mensagem de forma mais interativa e, no caso de propagandas, mais breve.
O vídeo ele pode ter diferentes objetivos quanto ao seu conteúdo. Ele pode ser, por exemplo, totalmente explicativo.
Nesse caso, ele é ideal para aquelas pessoas que desejam conhecer o seu produto ou serviço em mais detalhes e, também, serve para aqueles clientes que estão em busca de mais informações.
Então, supondo que você seja o responsável por uma empresa de energia solar. Esse tipo de negócio é um pouco mais complexo e surgem muitas dúvidas no processo de compras.
Uma saída é elaborar um vídeo, mesmo que mais longo e robusto, com as principais informações e esclarecimentos de todo o processo. Em 5 minutos você pode trazer um resumo de todas as etapas de compra e burocracias.
O vídeo pode ter o objetivo de entreter o usuário com algo curioso ou engraçado. Isso gera uma reação positiva do usuário, que irá se fidelizar ao seu negócio com mais facilidade.
A criação de vídeos também pode ser no sentido de conversar com os clientes e o público-alvo em potencial.
O consumo dos vídeos na atualidade
E como esses vídeos são consumidos na atualidade? A criação de vídeos hoje em dia é muito importante porque esse tipo de conteúdo nunca foi tão consumido.
Plataformas como o Youtube trazem vídeos mais robustos, enquanto as redes sociais os trazem em curta duração (é quase um vício olhar um vídeo atrás do outro).
A atração que os usuários têm por um vídeo bem feito é muito grande e você conseguirá passar a mensagem desejada para diversas pessoas.
Então, para que a criação de vídeos seja feita de forma adequada é preciso pensar em qual plataforma você deseja se comunicar. É importante que você adeque o seu conteúdo àquilo que os usuários esperam.
Storytelling: utilize essa técnica a seu favor
Quando falamos em criação de vídeos é muito interessante utilizar as técnicas de storytelling.
Cada vez mais utilizado em estratégias de marketing e vendas, o storytelling é uma forma de contar histórias.
Em vez de simplesmente oferecer um produto dizendo as suas características, o storytelling cria toda uma narrativa em cima dele.
Exemplo: se você trabalha com vitaminas para cabelo, além de falar quais são os seus benefícios, faça um vídeo contando como aquele produto melhorou a sua autoestima e como a sua vida mudou.
É claro que esse é um exemplo bem simples, mas busque dentro do seu nicho algo que faça sentido e que crie identificação com o seu público. A consequência disso é maior número de vendas.
A importância do design e da identidade visual
Por mais que o conteúdo em si do vídeo seja muito bom, se nada adianta se a criação de vídeos não for feita de forma profissional.
Quando usamos animações, por exemplo, é importantíssimo que o design seja adequado e que todo o conteúdo demonstra qualidade. Somente assim será possível transmitir credibilidade para aqueles que estão lendo.
Além disso, é muito importante estabelecer uma identidade visual e começar a utilizá-la nos vídeos. É essencial criar um padrão de formas, cores, diálogo…
Isso deve estar presente em qualquer tipo de comunicação da sua empresa com o público. Imagens, e-mails, enfim, tudo deve ser feito de acordo com a sua identidade visual.
A identidade visual, por sua vez, é uma espécie de personalidade e estilo de sua marca. Através dela você criará uma conexão com o seu público.
Avalie os resultados e trace estratégias
A criação de vídeos deve ser muito bem estruturada antes, mas todo o processo não para com a postagem.
É essencial que sejam avaliados os resultados em cima daquele conteúdo produzido.
Quanto mais vídeos você utilizar na divulgação de seu negócio (até mesmo aqueles que são mais informativos), mais informações você terá para saber o que está dando mais certo.
Você irá notar que determinados tipos de vídeos possuem mais visualizações e interações do que outros. Comece a entender o que eles tiveram de diferentes e passe a apostar em ações mais assertivas.
Se você realmente deseja ver bons resultados com marketing digital, é essencial que sejam avaliados os resultados. Para isso, existe uma série de ferramentas que fazem o rastreio dessas atividades.
Conheça a agência de marketing digital em Catanduva
Trabalhar com criação de vídeos não é nada fácil. Quando pensamos em uma estratégia robusta de marketing digital as coisas ficam ainda mais complexas.
Conhecer o seu público-alvo e o seu produto/serviço é apenas a pontinha do iceberg. Há muitas coisas envolvidas, ferramentas, estratégias e métodos para que os resultados provenientes do marketing atinjam todo o seu potencial.
Nesse cenário, contar com a ajuda de profissionais é realmente um diferencial e tanto para o seu negócio. As agências de marketing trabalham em conjunto com as empresas para que os melhores resultados sejam alcançados.
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